quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Casas ecológicas: Uma idéia sustentável


As casas ecológicas têm de ter em conta a orientação da construção, do terreno e da natureza que o rodeia, e devem ser criadas para serem auto-suficientes. As construções ecológicas estão na moda nos países mais avançados e ajudam a preservar o meio ambiente. Também, em Portugal, já começa a haver pessoas interessadas neste tipo de construções ecológicas.
Trata-se de construir, com sentido prático, casas ecológicas, que tenham uma conservação econômica, sendo auto-suficiente em água, energia e tratamento de resíduos, utilizando materiais naturais que têm sido testados desde há séculos e as tecnologias mais recentes com a finalidade de construir a casa ecológica do século XXI.
Então, por que você não pensa mais sobre isso? Além de ser mais barato que as construções comuns, você contribui com o meio ambiente, uma idéia sustentável!

Passos para construir casas ecológicas:

Fazer o levantamento topográfico do terreno, a análise geológica ao solo e subsolo (ver carta geológica da zona) e a análise para comprovar a salubridade e outros tipos possíveis de contaminação.

A orientação do terreno deve ter inclinação para sul, protegida a norte e livre de grandes correntes de ar. Na zona lateral (este e oeste), seria bom que existisse algum tipo de coluna ou montanha de reduzido tamanho e a sul vales para que o sol não seja ocultado.

Podemos apresentar como exemplo, uma casa ecológica para o século XXI:

Uma bela construção em madeira deve utilizar madeiras como certificado de origem correto, podendo ser construída sobre uma base de rochas da região (granitos, calcários, xistos, etc.). Para manter a casa a uma temperatura equilibrada e para o aquecimento de água, podem-se utilizar as energias oriundas da biomassa, geotérmica e/ou painéis solares. A energia elétrica pode ser reduzida através de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas (se existir no local uma corrente de água).

Fonte: http://www.casasdemadeirainformacao.com/casas%20ecologicas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário