quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Casas ecológicas: Uma idéia sustentável


As casas ecológicas têm de ter em conta a orientação da construção, do terreno e da natureza que o rodeia, e devem ser criadas para serem auto-suficientes. As construções ecológicas estão na moda nos países mais avançados e ajudam a preservar o meio ambiente. Também, em Portugal, já começa a haver pessoas interessadas neste tipo de construções ecológicas.
Trata-se de construir, com sentido prático, casas ecológicas, que tenham uma conservação econômica, sendo auto-suficiente em água, energia e tratamento de resíduos, utilizando materiais naturais que têm sido testados desde há séculos e as tecnologias mais recentes com a finalidade de construir a casa ecológica do século XXI.
Então, por que você não pensa mais sobre isso? Além de ser mais barato que as construções comuns, você contribui com o meio ambiente, uma idéia sustentável!

Passos para construir casas ecológicas:

Fazer o levantamento topográfico do terreno, a análise geológica ao solo e subsolo (ver carta geológica da zona) e a análise para comprovar a salubridade e outros tipos possíveis de contaminação.

A orientação do terreno deve ter inclinação para sul, protegida a norte e livre de grandes correntes de ar. Na zona lateral (este e oeste), seria bom que existisse algum tipo de coluna ou montanha de reduzido tamanho e a sul vales para que o sol não seja ocultado.

Podemos apresentar como exemplo, uma casa ecológica para o século XXI:

Uma bela construção em madeira deve utilizar madeiras como certificado de origem correto, podendo ser construída sobre uma base de rochas da região (granitos, calcários, xistos, etc.). Para manter a casa a uma temperatura equilibrada e para o aquecimento de água, podem-se utilizar as energias oriundas da biomassa, geotérmica e/ou painéis solares. A energia elétrica pode ser reduzida através de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas (se existir no local uma corrente de água).

Fonte: http://www.casasdemadeirainformacao.com/casas%20ecologicas.htm

Carros ecológicos


A cada dia que passa, a tecnologia é mais desenvolvida, novos carros são criados e o preço de automóveis no mercado diminui, possibilitando que uma parcela maior da população obtenha seu veículo próprio.

Como o transporte público não é eficiente e não consegue atender de forma objetiva à maioria da população, comprar um carro não é luxo para abonados, mas necessidade primária para quase qualquer trabalhador.

Esses são os principais motivos para que as metrópoles tenham, literalmente dia após dia, suas ruas mais cheias de carros que poluem o meio ambiente, despejando gás carbônico e consumindo petróleo, um recurso não-renovável.
Pensando nisso, existem já no mercado alternativas de carros sustentáveis, ou seja, que trazem menor impacto negativo ao meio ambiente e podem gerar economia a seus proprietários com o passar do tempo.

Os carros elétricos são normalmente adaptações dos já existentes e tem um custo elevado para a transição. São movidos por motores elétricos, impulsionados por baterias recarregáveis e que dispensam a utilização de gasolina. Eles são também mais silenciosos que os carros convencionais.

O marcador de combustível é igual nos dois tipos de veículos e se a bateria começa a ficar fraca, precisando de nova carga, o medidor do carro elétrico aponta para baixo, assim como a falta de gasolina, normalmente.

Fazendo uma média matemática, um quilômetro em um carro elétrico custa sete centavos, enquanto em um carro movido à gasolina vinte centavos. Aproximadamente três vezes mais barato. No entanto, as baterias duram por cerca de 30 mil km custam quatro mil reais.

Por tanto, na média final, o carro elétrico consome 22 centavos por quilômetro, dois a mais que os carros tradicionais. Porém, há de se considerar que o meio ambiente agradece a utilização de veículos ecológicos e que a tecnologia pode ainda ser mais desenvolvida, gerando menor consumo energético e tornando os carros elétricos mais interessantes também economicamente.

Existem ainda os carros movidos a biocombustíveis como cana-de-açúcar (o mais famoso), mamona, soja, mandioca e babaçu. Até mesmo montadoras de luxo como Ferrari e Lamborghini estão investindo na adoção de modelos sustentáveis que chegam a emitir 18% menos poluentes, no caso da Ferrari, e 35% no caso da Lamborghini.

Fonte: http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/carros-ecologicos-o-futuro-agradece/

Adquirindo produtos de fontes sustentáveis


Cada vez mais estão sendo criadas idéias para ajudar o planeta, e produtos sustentáveis são mais uma colaboração para o meio ambiente.Esses produtos vêm colaborando muito com a tentativa de trazer equilíbrio ao meio ambiente. Mas como saber se a empresa que comercializa o que consumimos realmente utiliza meios ecologicamente corretos para sua produção? Para termos a certeza de que os produtos adquiridos realmente provêm de uma fonte sustentável, devemos procurar nas embalagens os selos que certificam o uso de materiais reciclados. Além disso, podemos procurar nos sites referentes às empresas seus métodos de fabricação e quais materiais foram utilizados para sua produção. Não só devemos verificar a credibilidade dos produtos, mas temos que conhecer muito bem a empresa que os fabrica, como ela foi fundada, o espaço de fabricação dos produtos, a estrutura da empresa, como retiram as matérias-primas utilizadas, que destino dão ao lixo que produzem, que tipo de energia utilizam, entre outras atitudes sustentáveis. Ter a certeza de que o produto que consumimos é sustentável, nos dá a garantia de um meio ambiente equilibrado e uma qualidade de vida melhor a todos. Faça a sua parte!

Aplique atitudes sustentáveis na sua vida!

Se todas as pessoas colocarem em prática atitudes sustentáveis, o mundo estaria cada vez melhor e o futuro garantido para nossos filhos e netos. Quer ajudar o planeta? com essas pequenas tarefas, você já faz uma grande diferença: Construir e instalar coletores de água de chuva e armazená-la para aproveitamento em limpeza e descargas sanitárias; aplicar a reciclagem aos resíduos orgânicos que normalmente iriam para o lixo e o oferecimento do produto final como adubo em residências ou casa de material para jardinagem. Reciclar os plásticos, latas e outros resíduos sólidos que iriam para o lixão ou parar nos rios e cursos d’água. Economizar nos gastos com energia elétrica e outros combustíveis.
Atitudes como não demorar no banho, não lavar o quintal todos os dias, não deixar a torneira aberta quando estiver lavando louça ou escovando os dentes, você já sabe. Mas por que não põe em prática? Com isso você já ajuda bastante.

O que é sustentabilidade?


Segundo a Wikipédia, “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Podemos também dizer que na prática, que esse conceito de sustentabilidade significa produzir a exploração de aréas ou recursos(naturais ou não) de forma que prejudique o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade.
E você pode ter atitudes sustentáveis, sem gastar nada, você apenas colabora com o meio ambiente e você pode mudar a sua vida e a vida de todas as pessoas, fazendo a sua parte.